A Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Cabuçu, foi fundada em 05 de Agosto de 1933, pelo Pastor João Evangelista, no bairro Cabuçu, Itaborai, RJ.
Passaram por aqui ilustres homens de Deus como: Pastores Cicero Canuto de Lima, Bento Caetano, José Pimentel de Carvalho, Tulio Barros Ferreira, Severino Cavalcante, João Neto, Raul Pereira dos Santos, Moises Soares da Fonseca, Benevenuto Rodriges da Silveira, Americo dos Santos dentre outros.

Atualmente, a Igreja é presidida pelo Pastor Miguel Francisco da Silva, tendo 14 pastores auxiliares, sendo 01 Pastor jubilado e 01 inativo por enfermidade, 01 Evangelista, 102 presbiteros, 129 diaconos, 58 auxiliares e 2.577 membros distribuidos em 28 Congregações situadas em tres Municipios: Itaborai (22), São Gonçalo (03) e Maricá (03).

Em Março de 1955, após diversos cultos ao ar livre, foi alugado um salão e definitivamente fundada a Igreja Assembléia de Deus em Itaborai, hoje situada na avenida 22 de Maio, 5357 no centro da cidade de Itaborai, RJ, sede da 2ª Região administrativa do Ministério de Cabuçu. Em 19 de Janeiro de 2014 foi inaugurado o novo Templo mais amplo com área Multi-uso no térreo, Nave e galeria com ar condicionado, Batistério, e 14 salas para Secretaria, Biblioteca, Auditório e Escola Bíblica dominical no terceiro piso além dos sanitários em todos os pisos.


Pastores

Hezir Barbosa dos Santos

Jocinei Graciano Rosa

Samuel da Silva Alfradique